Fisioterapia

Muitas vezes o dia a dia não oferece condições de termos uma boa orientação física e postural. Nosso trabalho, nosso lazer e nossas atividades podem nos levar a dores, lesões e patologias indesejáveis. Até a prática da atividade física pode causar incômodos e até lesões mais sérias. Por isso, prestamos consultoria em fisioterapia, reabilitação e prevenção de patologias ortopédicas, esportivas, posturais e de qualquer outra ordem. Utilizamos os recursos da Fisioterapia mais adequados a cada pessoa a fim de restaurar a plena saúde física de cada indivíduo.
Técnicas de terapia manual e métodos conhecidos em reabilitação funcional, através de uma adequada análise Biomecânica e avaliação clínica são utilizadas nas sessões para melhor potencializar os resultados para o retorno esportivo ou da vida ativa.

Nosso trabalho e atendimento em fisioterapia envolvem várias técnicas para diferentes patologias e objetivos. Segue algumas delas:

Quiropraxia
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde regulamentada como uma especialização da Fisioterapia no Brasil que lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.

A relação entre a estrutura, particularmente a coluna vertebral e o sistema músculo-esquelético, e a função, especialmente coordenadas pelo sistema nervoso, constitui a essência da Quiropraxia e o seu enfoque para a restauração e preservação da saúde.

Hipoteticamente, consequências neurofisiológicas significativas podem ocorrer como resultado de distúrbios funcionais mecânicos da coluna vertebral, descritos pelos quiropraxistas através do termo subluxação ou complexo de subluxação.

O exercício da Quiropraxia enfatiza o tratamento conservador do sistema neuro-músculo-esquelético, sem o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Causas e consequências biopsicossociais também são fatores significativos na abordagem do paciente.
Mobilização neural

A Mobilização Neural visa minimizar e ou anular a dor causada por uma disfunção em um nervo periférico. É comum na apresentação clínica da disfunção de nervos periféricos a dor em Membros Superiores e Inferiores. Essa dor pode ser descrita de diferentes formas: “formigamento”, “choque”, “dormência”, diminuição de sensibilidade, “queimação”; sendo descrita sempre no trajeto do nervo periférico envolvido.
O tratamento com mobilização neural tem como objetivo tirar a dor e o desconforto do paciente, agindo sobre a causa da dor, seja ela por inflamação ou por compressão do nervo periférico, assim como restabelecer o fluxo sanguíneo intra neural, possibilitar o bom deslizamento do nervo dentro do canal neural, melhorar a condução do nervo.
O tratamento de Mobilização Neural é indicado ainda para pessoas com comprometimento do nervo ciático (com ou sem hérnia de disco), LER.
Atua na raiz e no trajeto nervoso liberando-o de qualquer bloqueio (compressão ou aderência) e desta forma eliminando a dor localizada e/ou irradiada como, por exemplo, lombociatalgias e cervicobraquialgias. Também aplicado em LER / DORT e de forma preventiva em possíveis casos de disfunções de ordem neurogênica.

Dry Needling
No tratamento de pontos de gatilho para as pessoas com síndrome da dor miofascial, agulhamento seco (dry needling) é um procedimento invasivo, em que uma agulha de acupuntura é inserida na pele e músculo diretamente a um ponto de disparo miofascial. Um ponto de disparo miofascial consiste dos nós de contração múltiplos, que estão relacionados com a produção e manutenção do ciclo de dor. Agulhamento seco adequada de um ponto de disparo miofascial irá provocar uma resposta twitch local (LTR), que é um reflexo cabo involuntário espinal das fibras musculares na banda tensa de contrato muscular. A LTR indica a colocação adequada da agulha em um ponto de disparo. Agulhamento seco que provoca LTRs melhora os resultados do tratamento, e pode funcionar ativando opióides endógenos.
Pilates
O Método Pilates focaliza o fortalecimento do centro de controle de movimento objetivando melhor qualidade de movimento, realinhamento postural, diminuição do consumo de energia e desenvolvimento da flexibilidade.

RPG- RTFPM (Reorganização Postural)
Posturas inadequadas sustentadas induzem mudanças musculares e nos tecidos de apoio, os quais causam microtrauma que podem levar a desordem dolorosas musculoesqueléticas.

Rolfing
Rolfing - integração estrutural é uma terapia corporal que tem por objetivo levar o corpo a uma condição mais equilibrada e harmoniosa de postura e movimento.
Através de toques altamente especializados, profundos e precisos, e educação do movimento, o profissional de Rolfing elimina as tensões e encurtamentos musculares que causam as dores, alteram a postura e dificultam os movimentos, principalmente através da liberação das fáscias musculares.