É comum vermos atletas tomando banhos de água gelada ou mesmo entrando em banheiras de gelo após uma sessão de treinamento. Isso ocorre pois acredita-se que a crioterapia (nome dado a essa prática) funciona como um anti-inflamatório natural e eficiente.
Você mesmo já deve ter sentido a dor tardia. Após uma sessão de treino intensa, geralmente ficamos com dores musculares que se iniciam entre 10 a 48 horas após a sessão. Essas dores tendem a ser mais intensas conforme a intensidade do exercício que se fez. Antes de mais, a dor do dia seguinte não tem nada haver com ácido lático acumulado nos músculos. Esse ácido é dissipado rapidamente logo que o exercício é interrompido, numa questão de segundos.
Infelizmente para profissionais, a dor tardia atrapalha os treinamentos, pois obviamente não é nada legal exercitar-se morrendo de dor. Assim, muitos utilizam a crioterapia de forma a minimizar o processo inflamatório que acarreta essa dor.
Pesquisadores testaram essa técnica versus a técnica de esperar sem fazer nada, concluindo que realmente a crioterapia funciona contra a dor muscular tardia.
O que faltou foi testar o efeito dessa técnica contra outras também famosas, como meias de compressão, jogging e massagem.
Referência: Wiley-Blackwell. “Muscle Soreness Reduced By Cold Water Baths But Evidence Lacking On Safety.” Medical News Today. MediLexicon, Intl., 16 Feb. 2012. Web.
17 Feb. 2012. <http://www.medicalnewstoday.com/releases/241667.php>
J Strength Cond Res. 2010 Feb;24(2):557-9.
Nenhum comentário:
Postar um comentário